Otoplastia (Orelha)
Otoplastia é o procedimento feito para corrigir o afastamento das orelhas. Algumas pessoas nascem com o formato diferente das orelhas,o mais comum é a Orelha de Abano. A cirurgia visa diminuir a distância entre a borda da orelha e o couro cabeludo e formar a ante-hélice. A otoplastia é um procedimento estético com objetivo de deixar as orelhas harmônicas, com a forma mais natural.
Para fazer esse procedimento o paciente precisa estar com o crescimento completo das orelhas, isso acontece por vola dos seis anos. A indicação é feita baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta.
A otoplastia é feita para minimizar deformidades, seja de nascença ou após sofrer um traumatismo. O paciente deve conversar com o cirurgião para entender o seu problema, compreender a solução e os riscos.
Cirurgia
- Anestesia: Local, local com sedação ou geral.
- Tempo de internação: O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no seguinte a cirurgia.
- Jejum: Aproximadamente oito horas sem ingerir líquido ou sólidos.
Pós-cirúrgico
Deve-se evitar qualquer tipo de trauma as orelhas, inclusive dormir sobre ela por pelo menos três semana. O paciente deve usar bandagem elástica, para proteger e imobilizar a orelha po 1,5 mês, apenas para dormir.
Os curativos geralmente são realizados com pomada e gaze. Ele é retirado após o periodo de 24 a 48 horas da Otoplastia, de acordo com o cirurgião. Geralmente não há dor.
O paciente pode voltar as atividades normais após uma semana, para evitar traumas (principalmente crianças), adultos podem voltar as atividades em dois dias. Já para atividades físicas e que exigem esforço, deve ser leve no início.
Riscos
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível”, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.