Procedimentos

Ginecomastia (Peitoral)

O que é?

A ginecomastia é desenvolvimento excessivo de mamas nos homens. É um problema que costuma constranger, pois se trata de um tamanho fora do normal para o individuo.

A cada dez homens que procuram a Cirurgia Plástica, três são portadores de ginecomastia. Poucos sabem que essa imperfeição pode ser solucionada por uma intervenção cirúrgica simples. E não requer nem internação hospitalar.

Tipos

1. A “verdadeira” é aquela provocada por uma hipertrofia benigna da glândula mamária.
  2. A “falsa”, pelo excesso de tecido gorduroso localizado.
  3. A “mista” por sua vez resulta de uma associação dos dois fatores.

Causas

O crescimento excessivo da glândula mamária masculina decorre de um rompimento do equilíbrio hormonal que costuma ocorrer a partir da puberdade, já que, até a adolescência o desenvolvimento das mamas é igual para meninos e meninas. Com o início da secreção de hormônios masculinos, a glândula mamária se atrofia. Durante esse processo, pode haver um crescimento moderado das mamas, é um desequilíbrio considerado normal, desde que haja uma involução em um período de seis meses a dois anos.

Pode ter outras causas, além das hormonais e glandulares, pode ser decorrente do consumo excessivo de álcool, drogas ou certos tipos de medicamentos, como os corticoides. É também um problema comum entre os idosos, devido à diminuição da produção de hormônios masculinos.

A cirurgia

Depois de analisadas as causas primárias da doença, o médico avalia se há necessidade ou não de cirurgia. Em geral, é a opção mais indicada devido aos problemas psicológicos e sociais que a ginecomastia costuma acarretar para o homem.

Há várias técnicas cirúrgicas para o tratamento. Quando se trata da “falsa”, basta uma lipoaspiração. No caso da “verdadeira”, o excesso de tecido glandular é retirado por uma incisão na aréola ou perto dela. Na ginecomastia “mista”, usa-se a lipoaspiração para retirar a gordura e a incisão cirúrgica para a retirada do tecido glandular.

Para saber sobre abdominoplastia, veja este vídeo desenvolvido pela equipe do Dr Raphael Sampaio

Peitoral imagem destaque